6.11.06

A Navalha de Ockham

Guilherme de Ockham parece ter sido o último dos grandes pensadores medievais e deixou uma importante contribuição para a investigação científica.

Vejamos essa contribuição:

"Diante de duas teorias que explicam um fato, devemos eleger a teoria que exige menos pressupostos."

Pois parece razoável dizer que:

"quanto mais pressupostos uma teoria necessitar, tanto maior é a possibilidade de encontrarmos algum pressuposto falso, que macule a teoria. Não se trata de descartar a teoria mais difícil ou mais difícil de ser entendida mas, usando sempre o bom senso, devemos simpatizar mais com a teoria que tem menos pressupostos. "

Parece apropriado chamar essa contribuição de navalha, já que o instrumento nos remete à idéia de corte de pressupostos desnecessários.

Podemos até aplicar a navalha quando estamos diante de fenômenos estranhos e sujeitos a explicações paronormais.

Então vamos logo a um exemplo de aplicação da navalha de Ockham: Certa mãe dizia à filha que tal vizinha tinha o olho gordo e o toque da morte pois, ao tocar as plantas, essas secavam e morriam de um dia para o outro. Um dia, a vizinha adentrou à casa, tocou uma planta e a filha ficou apreensiva. Assim que pôde, relatou o ocorrido à mãe. Pois não é que no outro dia a planta estava completamente seca. E então, qual é a explicação?

Tese 1: Há pessoas que têm o poder de secar plantas quando as tocam.

Tese 2: A mãe, para mostrar que estava certa quanto aos malefícios da vizinha, enganou a filha ao despejar algum produto nocivo(mistura de vinagre com sal) no pé da planta.

A tese 1 implica na solução de vários questionamentos para ser bem defendida. Já a defesa da tese 2 necessita apenas questionar a ética materna.

Aplicando a navalha, ficamos com a econômica tese 2.

2 comentários:

Wilbett disse...

parabéns Saulo.
O blog está mto bom. Me diga de quem são esses vídeos maravilhosos.
Forte abraço

Roberta disse...

Bom dia. Atualmente estudo filosofia medieval e uma das perguntas que feitas pela professora é sobre a navalha de Ockham. Pesquisando na net, encontrei seu blog...Gostei do exemplo! Mas quem foi de fato Guilherme de Ockham? Obrigada, Roberta