17.11.06

Aqui chegaste, daqui não passarás. Jó 38:11

Topoi é uma palavra grega que quer dizer lugar. E em português temos a palavra topologia(estudo do relevo) e tópica, estudo do terreno em que os raciocínios são edificados. Daí temos expressões como: em primeiro lugar ..., em segundo lugar ...

Já a expressão lugar comum é usada quando alguém utiliza, para escorar uma opinião, um argumento muito conhecido.

Digo ainda que princípio é o ponto de partida de um raciocínio.

A partir dessas preliminares, sinto-me à vontade para argumentar e declarar o seguinte princípio:

"O excesso de quantidade muda a qualidade".

Exemplo do princípio:

"Quanto mais se aquece a água, tanto mais ela esquenta. Esse excesso de energia térmica, de repente, muda a qualidade da água: ela deixa de ser líquida e vira vapor."

Outro exemplo:

"A gente estuda um assunto, estuda, estuda e, de repente, aprende o
assunto. A qualidade muda, pois antes éramos ignorantes e agora
sabemos o assunto."

Pois bem, fazendo as devidas mudanças, vamos aplicar esse princípio à encefalização animal.

Ao longo das eras geológicas, apareceram animais cada vez mais complexos, com sistema nervoso cada vez mais sofisticado e o número de neurônios e de suas conexões foram aumentando exponencialmente.

Podemos destacar os mamíferos em geral e os primatas em particular como exemplos de complexidade encefálica. São animais que passaram a ostentar caixas cranianas cada vez maiores e com número crescente de ligações neuronais. E na nossa espécie, a caixa craniana e as conexões neuronais aumentaram tanto, que ocorreu mudança na qualidade da inteligência. Assim, apareceu a inteligência humana.

Ilustrando de outro jeito: ajuntemos e compactemos uma porção de urânio radioativo e nada acontece. Continuando a ajuntar e a compactar e nada acontece. Mas se chega a um ponto da experiência em que, ao mínimo acréscimo de massa(conhecido por massa crítica), ocorre uma explosão nuclear. Se fosse possível, poderíamos ir compactando neurônios e aumentando as ligações entre eles. Chegaríamos a um ponto em que surgiria uma inteligência de outra qualidade.

Ainda sobre a caixa craniana de nossa espécie posso dizer que ela já atingiu o tamanho máximo, limitado pelo canal do parto. Crianças cabeçudas simplesmente morriam no parto pleistocênico. Não havia cesária. Mesmo assim, os bebês de nossa espécie nascem com a cabeça grande, no limite da dilatação! Eis a razão de os partos humanos serem tão dolorosos para as mães.

Desse modo, parece que a nossa inteligência está limitada pelo tamanho do crânio e pela concentração de neurônios e de suas ligações.

Por outro lado, a cesária faria romper o limite do tamanho craniano. Isso me faz lembrar que há bulldogs que só nascem por cesária, devido a suas grandes cabeças. São, portanto, inviáveis em ambientes naturais.

Uma questão costuma levar a outra. Pois qual seria o tamanho mínimo da caixa craniana e da concentração neuronal para que fosse possível o próximo salto qualitativo de inteligência?

E para concluir o post, caro leitor, digo-lhe que, por amor à verdade e pela vontade de trazê-la a luz, estou obrigado a alertá-lo de que a argumentação foi alicerçada em um princípio que talvez não se aplique à encefalização animal.

Se for esse o caso, o leitor estará diante de uma falácia. Restando a este escrivinhador o veemente pedido de perdão.

Notas de rodapé:

    1. Falácia é uma argumentação que leva a erro o interlocutor. Faz com que ele tome o falso como verdadeiro.
    2. Devemos tomar muito cuidado com os exemplos(metáforas), pois podem ser ilícitos.
    3. O falso e a mentira podem seguir por muitos caminhos(Schopenhauer descreveu 38 vias), porém a verdade costuma seguir por apenas um sendero e costuma estar sempre em desvantagem.
    4. Convido o leitor a refazer a argumentação do post utilizando as expressões topológicas em primeiro lugar, em segundo lugar e assim por diante.

5 comentários:

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom

Vanessa Souza disse...

Muito bom o texto, meus parabéns!

Anônimo disse...

facebook likes
1000 facebook likes

http://www.roughstock.com/history/urban-cowboy#comments http://www.greencine.com/central/guide/anime
buy facebook likes buy facebook likes 1000 facebook likes
I have this antivirus pro live thing i never downloaded that keeps popping up saying my computer is infested and it doesn't let me run any programs besides firefox saying they're infested, it wont let me run combofix avast or anything. The computer also won't go into safe mode every time i try to go into safe mode the text for files or directories or something comes up and then the computer restarts and if try to go into safe mode it won't let me. On top of everything else everytime i change pages on firefox like anything if the page has to refresh or I go to youtube or google or ANYTHING a new firefox window opens up with 2 blank tabs and the second tab has this in the address bar "http://™ hÂŒ¬ÂÙûzx×kôûîòÄß]sjЇe§/;%14… WHATS WRONG WITH THE COMPUTER AND HOW DO I GET RID OF IT?! HELP PLEEASE PS.-malaware bytes doesnt work i install it but then it won't let me run it saying mbam.exe is infested I CANT RUN PROGRAMS, i can install malwarebytes but it won't run

get facebook likes facebook likes [url=http://1000fbfans.info]buy facebook likes [/url] buy facebook likes

Anônimo disse...

What's up, I would like to subscribe for this web site to take latest updates, therefore where can i do it please help out.
like this for a facebook status ideas

Anônimo disse...

At this time it sounds like Expression Engine is the best blogging platform available right now.
(from what I've read) Is that what you are using on your blog?

Look into my homepage ... buylikes365.co.uk