22.4.07

A falácia "post hoc ergo propter hoc"

Falácia é um raciocínio errado.

E "post hoc ergo propter hoc" quer dizer: depois disso, logo por causa disso.

Em outras palavras: se um evento sucede ao outro, implica que o primeiro evento é causa do segundo evento.

Exemplificando:

  • Chá de quebra-pedra é bom para cálculos renais. Tomei e dois dias depois expeli a pedra.
  • Anteontem fui mordido por um cão e hoje estou com febre. Só posso estar doente por causa dessa mordida.
  • Toda vez que uso o boné do meu pai, o meu time ganha.

Pelo derradeiro exemplo, vê-se que essa falácia também alicerça várias superstições.

Aproveito a ocasião e descrevo uma falácia assemelhada: "non sequitor" (não se segue, ou "não tem nada a ver"). Uma conclusão nada tem a ver com a premissa.

Exemplificando de novo:

  • Venceremos, pois Deus é bom. Concedamos que Deus exista e que seja bom. Porém Ele não está necessariamente do nosso lado. Eis que os nossos adversários podem dizer a mesma coisa!

Antídoto: Esclareça que fatos sucessivos não formam necessariamente o binômio causa-efeito. Podem ser apenas caso de coincidência.

Fonte de inspiração: http://www.pucrs.br/gpt/falacias.php

3 comentários:

Anônimo disse...

"Não existem coincidências, apenas o inevitável"

Anônimo disse...

Obrigado por esclarecer minha dúvida

Anônimo disse...

num entendi nda